Lula Raniero

Artigos do Cidadão

Conhecido como Lula, o vice-prefeito Luiz Antônio Raniero, 39 anos, é morador de Várzea Paulista há mais de 30 anos, casado e tem um filho. Formado em história pela Faculdade de Bragança Paulista e mestrando em História da Educação pela PUC São Paulo, Lula foi professor da Rede Estadual por 15 anos, lecionando na E. E. Tibúrcio Estevan de Siqueira, na Vila Paraíso.

Ex-secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer durante o primeiro mandato do prefeito Eduardo, contribuiu com as melhorias no sistema de ensino municipal, reorganizando a estrutura da Secretaria e instituindo a direção e a coordenação nas escolas municipais.

Junto a sua equipe, promoveu cursos de formação para os educadores de Várzea Paulista, investindo também na construção e reforma de escolas, entrega de materiais e uniformes para todas as crianças da Rede Municipal, e na inclusão de disciplinas específicas como filosofia, espanhol, inglês, educação física e artística no Ensino Fundamental.

O vice-prefeito também teve participação no grande resgate cultural promovido em Várzea Paulista, que formou a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, por meio da Escola de Música. Na área de esportes, Lula incentivou a retomada das escolinhas de esportes e implantou grandes projetos do Governo Federal, como o Segundo Tempo.

Em 2009, a frente da coordenação do Orçamento Participativo, alcançou recordes de participação de público nas reuniões e assembléias, um espaço para a população ajudar a Prefeitura a governar a cidade.