Economia Solidária: Uma atividade econômica justa e solidária

Desenvolvimento Econômico - Destaques

“Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudaram a face da terra”. Este conhecido provérbio africano traduz o lema da Economia Solidária, um novo sistema econômico regido pelos valores de autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo.

A cooperação, fortalecimento do grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem regem o ritmo de trabalho daqueles que trabalham de acordo com os valores da Economia Solidária, que também é entendida como uma estratégia de enfrentamento da exclusão social e da precarização do trabalho, sustentada em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.

Em Várzea Paulista, os projetos implementados pelo poder público com o objetivo de incentivar a geração de renda e a autogestão daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, estão sendo pautados pelos valores da Economia Solidária.

Os projetos desenvolvidos no município nesta área o tornaram uma referência na região e fizeram com que ela se destacasse neste setor entre os municípios da região de Campinas. No ano passado, a cidade realizou duas Feiras de Trocas Solidárias e a I Feira de Economia Solidária, que reuniu 30 empreendimentos de diversas cidades. Também em 2009, o município recebeu a visita do ilustre Paul Singer, economista e secretário nacional de Economia Solidária.
 
Hoje, o município já tem três cooperativas que trabalham de acordo com os valores desta economia, sendo elas a Artes Viva e Artes Várzea, na área de artesanato; a Casa da Beleza, na área estética; e os Amigos da Natureza, que desenvolvem a reciclagem. Com isso, a cidade se consolidou como a única de sua região a desenvolver a Economia Solidária.