Várzea Paulista é representada na Conferência Nacional de Educação

Educação - Destaques

Evento aconteceu no dia 1º em Brasília. Conferência teve etapa intermunicipal em Várzea

No dia 1º, cerca de três mil representantes de todo o Brasil se reuniram em Brasília, para a etapa final da CONAE (Conferência Nacional de Educação). Várzea Paulista esteve representada pelo Secretário Luciano Braz de Marques. “Estive em Brasília e pude entrar no debate sobre o que seria melhor para educação”, comentou. O evento também contou com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação Fernando Haddad.

O evento resultou em um documento com diretrizes que devem nortear as políticas públicas na educação nacional, que foi encaminhado para a aprovação no Congresso Nacional. Muitas delas foram eleitas durantes as fases que anteciparam a Conferência Nacional, que foram as edições municipais, regionais e estaduais. “Quando esse documento for aprovado pelo Congresso Nacional, cada um de nós poderá dizer que participou do processo de elaboração e que ajudou a  construir aquilo que acreditamos para a educação de nosso país”, comenta José Adinan Ortolan, coordenador da CONAE estadual.

Um dos principais debates que ocorreram na Conferência foi a utilização da verba arrecadada pela extração do Pré-sal. “Achamos que 50 por cento do présal tem que ser investido em educação. É o que queremos que aconteça”, comenta Marques. Outro ponto importante foi a discussão sobre as vagas em universidades. “Metade tem que ser destinada aos alunos de escolas públicas”, finalizou.

Assim que o documento for aprovado pela comissão, o documento final será disponibilizado na internet, pelo endereço eletrônico: www.conae.gov.br/conae.

Várzea, Campo Limpo e Jarinú realizaram Conferência Conjunta

Várzea Paulista foi palco de um momento histórico na região: a Conferência Conjunta de Educação, que também contou com a participação dos municípios de Campo Limpo Paulista e Jarinú, em junho de 2009. O evento representou a iniciativa inédita de reunir a comunidade e o poder público para discutir educação de forma democrática e, desta união, diretrizes foram tomadas para a CONAE.

Eixos temáticos

A Conferência Conjunta de Educação estruturou seus debates com base em seis eixos temáticos: democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; financiamento da educação e controle social; justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade; papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade e qualidade da educação, gestão democrática e avaliação.

Os dois últimos temas foram escolhidos pelos três municípios como objetos de aprofundamento dos debates, trazendo questões específicas de cada município. Entre os temas levantados,  tiveram destaque as propostas para que o desempenho do Estado seja cada vez melhor na garantia do direito a uma educação de qualidade e os problemas relacionados com a qualidade da educação e o modo de administrá-la nas cidades participantes.