Secretaria Municipal de Comunicação

Artigos do Cidadão

Responsável pela implementação da política de comunicação, por meio da Assessoria de Imprensa e também de campanhas publicitárias. A Secretaria de Comunicação tem como desafio a melhoria na comunicação entre Prefeitura e população, incentivando a participação popular nas ações, projetos e eventos da Prefeitura por meio de divulgação e mobilização, garantindo a transparência no governo e mantendo a população sempre informada sobre as ações da administração.

São muitas as ferramentas utilizadas pela Secretaria para que a informação chegue à comunicação, como divulgação – através da Assessoria de Imprensa -, para jornais, rádios e emissoras de televisão, internet, anúncios, site oficial, outdoors, banners, carro de som, folhetos, cartazes, faixas, entre outras ferramentas.

Várzea Paulista tem se destacado na mídia regional, que divulga os acontecimentos e os projetos desenvolvidos na cidade. A divulgação positiva da cidade nos veículos de comunicação contribue com a elevação da autoestima dos cidadãos varzinos, que têm orgulho da cidade em que vivem.

Principais objetivos

O ato de “comunicar” no poder público tem muitas funções, dentre elas, o de responder ao dever de prestar informações ao público, dando transparência aos atos do Poder Executivo; estabelecer diálogo com a sociedade; apresentar os serviços da Prefeitura, divulgar campanhas institucionais; disponibilizar dados públicos como valores de obras, aprovação das contas públicas pelo Tribunal de Contas, entre outros serviços.

A comunicação atua também para incentivar a participação popular nos projetos e ações de um governo. É através da divulgação que a população toma conhecimento de novos serviços, eventos culturais, cursos profissionalizantes, campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos, seminários, mutirões de saúde, entre outros.

A comunicação é também um dever dos governantes, já que informação é um direito do cidadão. O cidadão, contribuinte e usuário dos serviços públicos municipais, tem o direito de receber informações sobre como seu dinheiro está sendo investido.

Secretária: CECÍLIA MANTOVAN