Várzea Paulista: Cidade das Orquídeas

Esporte e Lazer - Destaques

Lançado em 2005, o projeto ‘Várzea Paulista: Cidade das Orquídeas’ tem o objetivo de divulgar a marca da cidade em todo o território nacional e até mesmo em outros países. Dessa forma, além da cidade ter uma identidade, também será possível incentivar o turismo, promovendo desenvolvimento econômico e social.

Diversas ações são desenvolvidas dentro do projeto:

Orquivárzea1. A realização anual da festa Orquivárzea, que já está em sua sexta edição e traz exposição de orquídeas e shows com artistas renomados. O evento traz milhares de pessoas de todo o estado para a cidade.

2. Criação e utilização de selo “Várzea Paulista, Cidade das Orquídeas” em todos os materiais publicitários e informativos oficiais da Prefeitura.

3. Ampla divulgação em todo o território nacional do potencial da cidade no cultivo, comercialização e exportação da planta.

4. Ampla divulgação na grande mídia e imprensa regional dos quatro orquidários existentes na cidade: Biorchids, Flores Vivas, Emanuel e Fioresi.

5. Criação do projeto ‘Várzea Paulista, Cidade das Orquídeas’, desenvolvido pela Secretaria de Educação, que tem como objetivo inserir no cotidiano dos alunos trabalhos que tratem o tema ‘orquídeas’. Chegou a ser criado um mini orquidário em uma das escolas municipais, que é cuidado pelos próprios alunos.

6. Criação da Associação de Orquidófilos de Várzea Paulista.

7. Inclusão da festa Orquivárzea no calendário da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil).

8. Inserção de placas de sinalização de tráfego para o Orquidário.

9. Inserção do tema ‘orquídea’ nos mais diversos setores e segmentos da Prefeitura, como troféus, artesanatos produzidos em cursos, fotos em materiais de divulgação, entre outros.

10. Plantio de orquídeas nas árvores das praças, Paço Municipal e vias da região central. Esta ação tem o objetivo de promover o embelezamento da cidade através do plantio das flores e marcar ainda mais o município como a cidade das orquídeas, tornando essa marca parte do cotidiano dos moradores.

A Orquivárzea

A Orquivárzea, Festa das Orquídeas de Várzea Paulista, é um sucesso nacional. Além de contar com exposição de cerca de mil orquídeas de todo o Brasil, as mais belas e raras trazidas por orquidófilos, a festa conta com show com artistas renomados, praça de alimentação, oficina de cultivo de orquídeas, venda de flores e visitas a um dos orquidários da cidade. No ano passado, a exposição contou com a beleza de orquídeas raras trazidas também da Argentina.

Por sua importância e projeção, a Orquivárzea tem sido considerada uma das maiores festas de orquídeas do país, porque reúne orquidófilos de vários estados e apresenta grandes shows sempre com entrada franca. A festa já faz parte do calendário de eventos do município e da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (Caob).

O evento cresce e se supera a cada ano, em beleza, organização e público. No último ano, a Prefeitura estima que passaram pela festa cerca de 70 mil pessoas, que admiraram a beleza das orquídeas ou assistiram aos shows com Titãs e Dominguinhos. A 6ª Orquivárzea deve tornar-se internacional neste ano. Para tanto, estão sendo enviados convites para associações orquidófilas de vários países.

Com praça de alimentação, contando com o trabalho de voluntários em apoio às entidades assistenciais da cidade e segurança reforçada, a festa se supera a cada ano em beleza e número de participantes. A 6ª Orquivárzea não será diferente e deve receber milhares de pessoas nas exposições e nos grandes shows da Avenida Projetada, que já foi palco de grandes nomes da música popular brasileira como Almir Sater, Lenine, Zé Geraldo, Chico César, Zé Ramalho, Titãs e Dominguinhos.

PROGRAMAÇÃO 2010

Dia 19/08 – 19h00 – cerimônia de Lançamento do 6º Orquivárzea
Participação musical – Shelly Simon
Coquetel

Dia 20/08 – exposição das 9h00 às 21h00
Sarau – das 20h00 às 22h00 – Praça de alimentação

Dia 21/08 – exposição das 9h00 às 20h00
Show principal – A CONFIRMAR – 21h00

Dia 22/08 – exposição das 9h00 às 18h00
Shows à partir das 18h00 no palco principal:
Caso Contrário
Marcos Lobão & Banda
Dandara & Banda
Ledo & Luan ( a confirmar )
** a programação deste dia ainda está em aberto**

Brinquedos para as crianças das 10h00 às 22h00 nos tres dias de evento.
Expresso orquivárzea das 10h00 às 18h00 nos três dias de evento.