A Cidade

Artigos do Governo

Nascido como um bairro rural de Jundiaí, o município de Várzea Paulista, emancipado há 45 anos, passou por um intenso crescimento populacional e de desenvolvimento. Em 1970, eram apenas 10 mil habitantes, número que saltou para 107 mil em 2010.

Nos últimos anos foram grandes as conquistas para a cidade. Além de conquistar o primeiro hospital público do município, a cidade está ganhando empreendimentos comerciais importantes como o primeiro shopping center, bulevares, faculdade, obras para tratamento de esgoto, projeto de urbanização da única favela da cidade, além de muitas obras e serviços públicos.

Mesmo com tantas conquistas, Várzea Paulista não possuía uma identidade, a exemplo das cidades vizinhas Jundiaí – Terra da Uva; Jarinu -Terra do Morango; Valinhos – Terra do Figo etc.

Foi quando a Prefeitura de Várzea Paulista descobriu e passou a explorar um grande potencial da cidade, no ano de 2005: as orquídeas. A cidade possui quatro orquidários, dentre os quais um é considerado o maior matrizeiro de orquídeas do hemisfério Sul, grande exportador de mudas e plantas. Essa marca, de cidade das orquídeas, já é conhecida nacionalmente e o desafio para este ano é divulgar o potencial em outros países.