Conferência de Saúde Mental debate cidadania

Saúde - Cotidiano

O local onde funcionava o antigo hospital psiquiátrico de Várzea Paulista, hoje sede da faculdade Unianchieta da cidade, foi palco da segunda Conferência Municipal de Saúde Mental, nesta terça-feira (6). Não por acaso, o evento, que reuniu 170 pessoas, revelou não só a transformação do terreno, mas também a quebra de paradigma neste tema em Várzea: seguindo as normas da reforma psiquiátrica, a Saúde Mental é tratada com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esportes e na participação popular como instrumento de inclusão social. Reflexo deste trabalho é a redução de 160% nas internações em hospitais psiquiátricos nos últimos três anos. “Essa é a maior redução em todo o Estado de São Paulo”, comemora o secretário de Saúde de Várzea, Luís Fernando Tofani.

Os debates sobre o tema aconteceram durante todo o dia, após abertura oficial feita pelo prefeito Eduardo Pereira. “A ideia de conferência, o que estamos fazendo aqui hoje, é a ideia do controle social sobre as coisas que os governos fazem. É uma forma de participação da sociedade na formulação de políticas públicas na área”, ressaltou o chefe do Executivo varzino, em seu discurso de abertura. “Alguns governos não acham importante essa participação, mas Várzea e o Governo Federal mantêm essa cidadania ativa.”

Eixos

Três eixos foram discutidos na conferência, entre eles os Direitos Humanos e a cidadania. Neste aspecto, a Economia Solidária, projeto implantado com sucesso na cidade, trabalha em conjunto com ações na Saúde Mental. “É preciso parar e pensar um pouco sobre como estamos relacionando com o nosso tempo”, resumiu a secretária de Assistência Social, Giany Povoa.

Para Tofani, o trabalho intersetorial é fundamental na área. “A Saúde é muito complexa para apenas um setor cuidar. Não há como trabalhar de forma fragmentada”, explicou.

Delegados

O encontro em Várzea faz parte da etapa preparatória da IV Conferência Nacional que se realizará de 24 a 27 de junho, na cidade de Brasília. Ao final do evento, delegados foram eleitos para representar a cidade nas conferências estadual e nacional.

Encontro Internacional

Recentemente, a cidade de Várzea foi representada, pela secretária-adjunta de Saúde, Stellamaris Pinheiro, em Encontro Internacional de Saúde Mental, na cidade de Trieste. No evento, estiveram profissionais de 66 países como Brasil, Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha.