nome da pagina

CAPS de Várzea Paulista usa futebol para promover ressocialização de pacientes

Além do futebol, são oferecidas oficinas de arte, música e tricô, entre outras.

 

Todas as segundas e quintas-feiras o CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial de Várzea Paulista - realiza um importante evento no Ginásio Ayrton Senna. Nesses dias ocorre uma partida de futebol entre os atendidos da unidade e jovens que frequentam o ginásio.

 

Essa é uma das oficinas terapêuticas, esportivas e culturais ministradas pelo CAPS a seus pacientes que, além, do futebol, podem participar de grupos de tricô, música, artes, entre outros. “O objetivo dessas oficinas é promover a ressocialização, combater o preconceito e reforçar o vínculo dos pacientes com as esquipes de apoio do CAPS.”. Disse o psicólogo, Juliano Furlan.

 

Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial.

 

 

Em Várzea Paulista o CAPS tem mais de 400 pacientes cadastrados que são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular. Esse projeto consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe, mas que também oferece rodas de conversa e orientações em grupo, além das oficinas.

 

 

O CAPS de Várzea Paulista fica na Praça Anísio Ribeiro de Lima, nº 51, no Jardim Primavera, e o telefone é (11) 4595-2537.