Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos em Várzea Paulista

Cursos são oferecidos em cinco escolas abrangendo todas as regiões da cidade, são totalmente grátis e têm vagas limitadas.

A Unidade Gestora de Educação informa que as inscrições para os cursos do EJA – Educação de Jovens, Adultos e Idosos para o ano letivo de 2018 estarão abertas entre os dias 21/11 e 08/12 de 2017.

Os cursos são divididos em dois níveis: o EJA I, 1º segmento, que é o Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, oferecido nos Centros Municipais de Educação Básica Erich Becker, João Aprilanti, Profª. Edith Schneider, Profª. Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi e Profª. Juvelita Pereira da Silva, e o EJA II, 2º segmento, do Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano, oferecido apenas no Cemeb João Aprilanti. Todos os cursos são oferecidos apenas no período noturno. As inscrições deverão ser realizadas diretamente nas secretarias das escolas, sempre das 08h30 ás 11h00 e das 13h00 ás 16h00.

A idade mínima para ingresso no EJA é de 15 anos para as séries no nível fundamental.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma chance para pessoas que, por qualquer motivo não concluíram o ensino fundamental.

“Pedimos para todos que conhecem pessoas que ainda não são alfabetizadas ou que precisam concluir o Ensino Fundamental, que comuniquem e divulguem para que possamos manter todas as salas de aulas que hoje existem, pois é necessário haver demanda”. Disse a, Profa. Vani de Paula Martins, Diretora da EJA e de Projetos Especiais da Unidade Gestora de Educação.

Veja a lista das escolas que oferecem os cursos:

- CEMEB Erich Becker - Rua dos Canários, 160 – Cidade Nova II;

- CEMEB Pref. João Aprillanti -  Rua Valentina de Castro, 397 – Vila Sta. Terezinha;

- CEMEB Profª. Edite Schneider - Embu, 355 – Alto do Pinheirinho;

- CEMEB Profª. Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi - Rua Itaipú, 150 – Parque Guarani;

- CEMEB Profª. Juvelita Pereira da Silva - Rua Montes Claros, 50 – Vila Real.

Parque Chico Mendes oferece lazer e saúde a toda a família

Local sedia aulas de dança e tem duas quadras poliesportivas, pista de skate e pistas de caminhada; bela paisagem é outro atrativo

Curtir um bom domingo com os familiares ou uma caminhada matinal pode parecer complicado e cansativo, mas o Parque Ecológico Chico Mendes, em Várzea Paulista, oferece várias opções esportivas e de lazer, todas gratuitas. Em mais de 16 mil m², o espaço reúne áreas para práticas diversas, paisagismo e um contato saudável com a natureza. Cerca de 500 pessoas por dia já usufruem as atividades, sem precisar sair da cidade.

Lazer e esportes

O Parque possui uma pista de 1.500 metros lineares, em um grande espaço aberto, de 12.471,20 m². A área, cheia de árvores e sombra, conta com paisagismo e aparelhos de alongamento. A opção é interessante para quem gosta de fazer uma atividade em contato com a natureza. O espaço está disponível todos os dias da semana (feriados e domingos inclusos), das 7 às 18 horas.

A área fechada com alambrados – aproximadamente 3.500 m² - também possibilita várias atividades. Há mais aproximadamente 430 metros de pista de caminhada e os mais radicais têm a opção da pista de skate, que também é bastante utilizada.

Nas duas quadras poliesportivas, é possível disputar boas partidas de vôlei, futsal ou handebol. A criançada também pode brincar de queimada, nos locais. Para quem gosta do futebol de areia ou vôlei de praia, também existe uma quadra específica. Os pequenos também contam com um parque infantil.

O Parque Chico Mendes disponibiliza tudo isso, todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7 às 22 horas.

Dança

O espaço também oferece aulas de ritmos para pessoas a partir de 16 anos de idade. As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 9h00.

As inscrições devem ser feitas na sede da Unidade Gestora de Esporte, dentro do Ginásio Ayrton Senna da Silva, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os interessados devem portar cópias simples do RG e o atestado médico original (com cópia), além de uma foto 3x4. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

O órgão está localizado na Rua Aristides Nivoloni, 240 (piso superior) – Jardim Maria de Fátima – Várzea Paulista.

Localização

O Parque Ecológico Chico Mendes está situado na Rua Catanduva, s/n – Jardim Paulista – Várzea Paulista.

Vacinação contra HPV em Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que a imunização contra HPV não foi ampliada no município, já que os lotes da vacina tem validade para 2018.

Continuam como grupos prioritários:

Meninas de 9 a 14 anos de idade (esquema estendido 0 e 6 meses);

Meninos de 11 a 14 anos de idade (esquema estendido 0 e 6 meses de idade);

Homens e mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV (esquema 0, 2 e 6 meses);

Pacientes transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos de idade (esquema 0, 2 e 6 meses).

Para receber a dose da vacina, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, com a carteira de vacinação e documento pessoal. As UBSs do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.