nome da pagina

Gestora da Saúde de Várzea Paulista representa a região em Congresso de Saúde em Brasília

Entre os dias 12 e 15 de julho aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, o 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

 

O congresso teve na sua abertura a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e do ministro da saúde, Ricardo Barros, além do presidente da república, Michel Temer e do presidente do Conasems, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Mário Junqueira.

 

Com o tema “Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS” o congresso contou com a presença de profissionais da saúde, dirigentes estaduais e do Ministério da Saúde, além de mais de mil secretários e gestores municipais de todo o país, sendo que as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí foram representadas pela gestora municipal da saúde de Várzea Paulista, Mônica Rodrigues de Carvalho. “Esse congresso serviu como um importante encontro de ideias, agregando experiências do dia a dia da gestão municipal da saúde de cidades por todo o país. Foi muito enriquecedor para melhorarmos ainda mais nosso trabalho em prol da saúde de Várzea Paulista.”.

 

Foram dois dias com oficinas, cursos e seminários que discutiram temas fundamentais para a gestão municipal do SUS, desde atenção básica a processos de financiamentos, passando pela regionalização e participação da comunidade no planejamento da saúde. Além disso, houve importantes debates sobre o programa Mais Médicos e a chamada “judicialização” da saúde, que compromete o planejamento financeiro da pasta com ordens judiciais que obrigam as prefeituras a comprar medicamentos de alto custo, entre outras despesas não previstas nos orçamentos.