Conselho de Alimentação Escolar tem eleição na quinta (16)

Serão escolhidos dois titulares e dois suplentes de: professores, pais de alunos e representantes de entidades e comércios

O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) de Várzea Paulista realiza a eleição de novos membros na próxima quinta-feira (16), às 13h30, na Unidade Gestora de Educação do Município. Serão eleitos dois membros de cada segmento (professores; pais de alunos; e representantes de comércios e entidades civis, de quaisquer segmentos), com seus dois respectivos suplentes. A inscrição dos candidatos será feita no mesmo dia, no momento da assinatura da lista de presença. O colegiado atuará na fiscalização direta do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), entre este ano e 2022.

O endereço é Avenida Fernão Dias Paes Leme, 618 — Centro.

Prefeitura pede à Polícia Civil apuração de fake news

Representantes legais da Prefeitura de Várzea Paulista estiveram na Delegacia de Polícia Civil na última sexta-feira (3) e pediram ao delegado da cidade, Dr. Marcel Fehr, para que adote providências frente a uma onda de fake news em que tentam imputar à administração pública municipal, delitos inexistentes e que vêm sendo disseminadas entre alguns moradores da cidade por meio de um número de WhatsApp, cuja titularidade permanece desconhecida. O representante jurídico de uma empresa da cidade, que foi citada indevidamente na falsa notícia veiculada, também compareceu à delegacia e registrou boletim de ocorrência.

Conheça quatro benefícios da leitura

Ler faz bem para o seu cérebro e ajuda a ter uma vida mais saudável

Em algum momento você já deve ter ouvido que ler faz bem. Mas você sabe os reais benefícios que a leitura trás para o seu cérebro e a sua vida? Listamos quatro melhorias que você conquista ao ser um leitor.

1-      Seu cérebro vai funcionar melhor

Diversas pesquisas cientificas comprovam que ler aumenta as conexões neurais, o que faz seu cérebro funcionar melhor. É como fazer uma ginastica cerebral. Com um cérebro mais forte, os riscos de doenças como Alzheimer e demência diminuem.

2-      Você fica mais criativo

Ao ler sua criatividade aumenta. Ao imaginar os cenários e personagens, você cria um novo mundo dentro da própria mente. Além disso, o leitor também passa a escrever, ler e até falar melhor.

3-      Ler ajuda a dormir melhor

Trocar o celular e a televisão por um livro antes de dormir contribuiu para um sono mais tranquilo. Isso porque, os aparelhos eletrônicos emitem muita luz e deixam seu cérebro em estado de atenção. Já ao ler, em uma luz suave, o efeito é contrário, proporcionando a sensação de relaxamento.

4-       Você desenvolve empatia

Empatia é quando você compreende e se solidariza com a situação vivida por outra pessoa. E a leitura tem o poder de desenvolver, e até aumentar a empatia. Na lógica, ao conhecer a história do personagem, seus desafios e batalhas, você acaba se identificando com aquela pessoa (mesmo que seja apenas na ficção) e começa a entender como é ter aquela vida, se solidariza e tem empatia por suas conquistas.

Quer começar a treinar os benefícios da leitura?

Em Várzea Paulista, a Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini”, possui mais de 20 mil livros, entre adultos e infantis para você ler. Dos clássicos da literatura nacional a best-sellers internacionais.

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O serviço fica na Avenida Projetada, nº 151, Centro, no prédio do Espaço Cidadania.

Biblioteca Compartilhada

O projeto Biblioteca Compartilha já está em cinco pontos do município: CRAS Norte, UBS Vila Real, prédio do Facilita, UBS Jardim Promeca e CRAS Oeste. A proposta é que todos tenham acesso a livros, disponibilizando nos espaços públicos em estantes, nas quais qualquer pessoa pode retirar o material para leitura, sem tempo determinado de devolução.

Além disso, quem gostar muito do livro poderá ficar com ele. “Nestes casos, a pessoa deve trazer outro livro em bom estado”, explica a bibliotecária Marli Zoratto.

Endereços:

CRAS Norte