nome da pagina

Prefeitura divulga segunda chamada de creches

Pais ou responsáveis devem comparecer à unidade indicada de 19 de março a 16 de abril

 

 

A Unidade Gestora Educação torna pública sua segunda chamada de creches, em 2018. Os pais ou responsáveis com a vaga concedida devem comparecer ao Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) indicado, entre 19 de março e 16 de abril para a efetivação da matrícula. Aqueles que precisam se matricular no Cemeb Arnaldo Netto (Jardim Itália) já podem se dirigir à própria unidade, a partir desta terça-feira (27), para a efetivação da matrícula, na Rua Paschoal Gianfrancesco, 936 - Vila Tupi. Não comparecer implicará no retorno do inscrito à lista de espera.

 

Para conferir se o pedido foi deferido ou não, clique aqui e insira o número de inscrição no campo específico.   

 

Os endereços das escolas podem ser conferidos no link. Mais informações podem ser obtidas junto à Unidade, pelo telefone 4596-9001, das 8 às 17 horas.

Conheça quatro benefícios da leitura

Ler faz bem para o seu cérebro e ajuda a ter uma vida mais saudável

 

Em algum momento você já deve ter ouvido que ler faz bem. Mas você sabe os reais benefícios que a leitura trás para o seu cérebro e a sua vida? Listamos quatro melhorias que você conquista ao ser um leitor.

 

 

1-      Seu cérebro vai funcionar melhor

 

Diversas pesquisas cientificas comprovam que ler aumenta as conexões neurais, o que faz seu cérebro funcionar melhor. É como fazer uma ginastica cerebral. Com um cérebro mais forte, os riscos de doenças como Alzheimer e demência diminuem.

 

 

2-      Você fica mais criativo

 

Ao ler sua criatividade aumenta. Ao imaginar os cenários e personagens, você cria um novo mundo dentro da própria mente. Além disso, o leitor também passa a escrever, ler e até falar melhor.

 

 

3-      Ler ajuda a dormir melhor

 

Trocar o celular e a televisão por um livro antes de dormir contribuiu para um sono mais tranquilo. Isso porque, os aparelhos eletrônicos emitem muita luz e deixam seu cérebro em estado de atenção. Já ao ler, em uma luz suave, o efeito é contrário, proporcionando a sensação de relaxamento.

 

 

4-       Você desenvolve empatia

 

Empatia é quando você compreende e se solidariza com a situação vivida por outra pessoa. E a leitura tem o poder de desenvolver, e até aumentar a empatia. Na lógica, ao conhecer a história do personagem, seus desafios e batalhas, você acaba se identificando com aquela pessoa (mesmo que seja apenas na ficção) e começa a entender como é ter aquela vida, se solidariza e tem empatia por suas conquistas.          

 

 

Quer começar a treinar os benefícios da leitura?

 

Em Várzea Paulista, a Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini”, possui mais de 20 mil livros, entre adultos e infantis para você ler. Dos clássicos da literatura nacional a best-sellers internacionais.

 

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O serviço fica na Avenida Projetada, nº 151, Centro, no prédio do Espaço Cidadania.

 

 

Biblioteca Compartilhada

 

O projeto Biblioteca Compartilha já está em cinco pontos do município: CRAS Norte, UBS Vila Real, prédio do Facilita, UBS Jardim Promeca e CRAS Oeste. A proposta é que todos tenham acesso a livros, disponibilizando nos espaços públicos em estantes, nas quais qualquer pessoa pode retirar o material para leitura, sem tempo determinado de devolução.

 

Além disso, quem gostar muito do livro poderá ficar com ele. “Nestes casos, a pessoa deve trazer outro livro em bom estado”, explica a bibliotecária Marli Zoratto.

 

 

Endereços:

 

CRAS Norte

Rua Capivari, 405 - Vila Real

 

UBS Vila Real

Rua Montes Claros, 30

 

 

Facilita

Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar

 

UBS Jardim Promeca

Rua Dinamarca, 41

 

CRAS Oeste

Avenida José Rabelo Portela, 367 - Jardim Maria de Fátima

Sub-categorias