nome da pagina

Pré-conferências de Saúde mobilizam comunidade e geram ideias de ações inovadoras

Entre as ideias apresentadas, está a de criar pontos de coleta de medicamentos inservíveis, nas UBSs

               

As três Pré-conferências de Saúde de Várzea Paulista, realizadas de 12 a 14 de junho, nas três grandes regiões da cidade (Norte, Centro-Leste e Oeste) conseguiram reunir um bom público – cerca de 170 pessoas (soma dos três encontros). Usuários, coordenadores e servidores dos órgãos públicos de saúde da cidade puderam debatê-los e houve a formulação de propostas importantes a serem votadas, para sua possível inserção no Plano Municipal de Saúde, durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde, dia 24 de junho. “Desses encontros preparatórios, surgiram ideias inovadoras e ousadas, que foram surpreendentes e bem elaboradas”, destacou uma das coordenadoras da

Conferência, Vanessa Albuquerque.

 

A organizadora deu dois exemplos de ideias interessantes surgidas nas Pré-conferências: criação de pontos de coleta de medicamentos inservíveis em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e reorganização da Assistência Farmacêutica. “Remédios vencidos, por exemplo, quando são descartados no lixo comum, prejudicam o meio ambiente e esses locais específicos para o seu depósito seriam muito benéficos”, explica. “Qualificar o atendimento dos farmacêuticos, ao liberarem os medicamentos prescritos na receita médica, também poderá permitir, entre outras melhorias, o fornecimento de orientações aos munícipes quanto à utilização desses remédios”, completa.

 

Vanessa também destacou o grande número de participantes nos debates preliminares. “Os temas debatidos foram os mesmos, mas, de acordo com a região, as necessidades mudam. Senti que houve uma participação significativa. Os servidores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), por exemplo, compareceram em bom número”, relata. “Esperamos que esse mesmo público possa estar presente na plenária final, no dia 24”.

 

 

As várias propostas serão expostas durante a Conferência Municipal, presidida pelo Conselho Municipal de Saúde. No grande encontro, as ideias serão submetidas a uma votação e, se consideradas viáveis, inseridas no plano de diretrizes para o quadriênio entre 2018 e 2021. No último ano do novo Plano Municipal de Saúde, será feito o mesmo processo para a formulação de novos sugestões de políticas públicas.

 

A 6ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na Avenida Castelo Branco, 315 – Jardim do Lar.