nome da pagina

Em menos de 20 dias, Prefeitura recapeia dez vias públicas

Ao todo, 17 ruas da cidade farão parte da ação de recapeamento elaborada pela Prefeitura de Várzea Paulista e atenderá oito bairros diferentes

 

A Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana em Várzea Paulista vem trabalhando em um cronograma de recapeamento de 17 ruas da cidade. A operação iniciada no Jardim Paraíso, terá alcançado, até o final desta semana, dez vias públicas, de quatro bairros, com os processos de fresagem e recapeamento. 


Entre a semana passada e o final desta semana, a Prefeitura terá concluído as ações em seis logradouros: Ruas Avaí, Taperoa e Guaraci (Jardim América II); trechos da Avenida Costa e Silva e Rua João Tosin (Jardim São Gonçalo); e Rua Deolinda Carezatto Sutti (Cidade Nova II). 

 

A Rua Olívio Roder foi pavimentada na última sexta-feira (29) e as equipes de tapa-buraco aturaram na Rua Segundo Gregório Bellodi no sábado (30). A pavimentação da Rua Celestino Castroviejo (foto acima), Ângelo Sutti e Amaro D. Andrade (imagem abaixo) foram finalizadas nesta quarta-feira, 03 de abril.

 

 

Os moradores da via elogiaram o empenho e a agilidade do trabalho da equipe. Franklin Rosa de Oliveira, 49, considerou importante o cuidado de recapeamento. “Melhorou o visual e a qualidade da rua para gente trafegar. Ou seja, também valorizou o lugar. Tem pelo menos três benefícios aí”, contou o munícipe. Há 35 anos no bairro, ele revelou que se trata de uma das primeiras ruas da cidade. “Estou aqui desde quando era rua de terra. Depois veio o paralelepípedo e por fim o asfalto. Ficou bom, mas como passa muito ônibus e carro, o trânsito é intenso, aí o piso acaba cedendo. Acho que a última vez que a rua foi recapeada foi em 2003”, disse.

 

Clélia Regina Rodrigues da Silva, 42, e Maria Aparecida Pavaneli Brescieli, 61, também moradoras da rua, explicam que a via é bem movimentada. “Muitos carros estacionam aqui por conta da academia. Também passa caminhão e ônibus”. “Aos finais de semana, as crianças brincam e também há muitos animais. Então, quanto ao novo asfalto, ficou muito bom e mais bonito, é bom pra gente mesmo”, revelaram.

 

 

Essas ações vêm sendo tomadas após as fortes chuvas no início de 2019 que afetaram as vias públicas da cidade. O volume de precipitações foi histórico, o maior já visto em Várzea Paulista, superando as expectativas da Defesa Civil. Para janeiro, eram esperados 232,95 mm, mas a quantidade de água que caiu foi de 417, 97 mm. Em fevereiro, o índice foi ainda maior: choveu 454,23 mm, 159,2% acima do esperado (175,26 mm). Março também recebeu 204,70 mm de chuva, enquanto o esperado era 162,21 mm.

 

As demais vias a serem recapeadas são: Jardim Bertioga - Rua José Rabelo Portela (trecho de encontro com a Vila Popular e trecho em frente à Rua Brasília); Parque Guarani – Ruas Amazonas e Itaguá; Vila Santa Catarina – Ruas Antônio de Sando (trecho) e Geraldo Magela; e Jardim Promeca – Rua Eugênio Carezatto. A previsão de conclusão dos trabalhos é até novembro deste ano.