nome da pagina

Guarda Ambiental é importante aliada do Meio Ambiente, trabalho é realizado 24h por dia

Principal intuito da corporação é conscientizar a população sobre a melhor maneira de preservar o Meio Ambiente

 

A Guarda Civil Municipal Ambiental é uma grande aliada na preservação do meio ambiente em Várzea Paulista. O atendimento à população é 24 horas, e entre fiscalizações e notificações, a educação ambiental é o principal intuito da corporação.

 

De acordo com o coordenador da equipe, inspetor Afonso, preservar o meio ambiente é pensar no próprio futuro. “Buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar corretamente das áreas verdes e fazer o descarte correto dos resíduos sólidos. Quando degradamos o meio ambiente, prejudicamos o amanhã de todos”, ressalta.

 

Entre os diversos trabalhos realizados pela equipe, nos últimos dias o grande destaque foi à fiscalização do descarte irregular. “Em Várzea Paulista temos a lei que proíbe o descarte de resíduos sólidos em área pública ou particular, cometer este tipo de infração é crime. Além da pessoa ser autuada, ela pode responder por crime ambiental e degradação do meio ambiente. E a multa é pesada, podendo chegar a R$ 9 mil”, destaca o inspetor.

 

 

Em algumas situações, caso o entulho ocasione o acidente de alguém, o responsável pode responder por crime de dano ou lesão. “Tivemos um caso, de uma moradora que caiu e quebrou o braço em um entulho jogado na calçada. O responsável foi localizado e encaminhado à delegacia”, conta. “Muitas vezes a pessoa não tem noção do desdobramento que o descarte incorreto pode ocasionar. Mas a lei está cada vez mais severa para estes casos”.

 

 

Denúncia pode ser feita 24 horas

 

As denúncias à GCM Ambiental podem ser feitas 24 horas, através dos telefones 0800 770 0811 ou 153. De acordo com o inspetor, muitos descartes são realizados à noite, mas como o serviço é ininterrupto, a equipe está sempre preparada para atender. “Nosso intuito é primeiramente educar, realizando apenas uma notificação e exigindo a retirada do material. Já quando o material não tem como ser retirado, a pessoa é autuada imediatamente”, informa. “Todos sabem que é errado degradar o meio ambiente, até as crianças já estão muito conscientes, mas o adulto se faz de desentendido”, lamenta Afonso.

 

Outro serviço que tem auxiliado a GCM Ambiental é um grupo formado por servidores públicos de outras Unidades Gestoras Municipais no whatsapp. “Essa ferramenta agilizou muito nossas fiscalizações. Já que temos várias pessoas, em pontos diferentes da cidade, zelando para que entulhos não sejam descartados nas vias”, salienta o inspetor. “Agora quem estiver jogando lixo pelas ruas de Várzea Paulista tem mais chances de ser pego e responder pelo crime”.