nome da pagina

Mudanças na Escola Fazenda Mursa vão trazer melhores condições para professores e alunos

A Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista esclarece que o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Fazenda Mursa, no Sítio do Mursa, não será fechado, mas terá duas mudanças importantes para melhorar o desempenho de seus alunos atuais. A escola terá sua sala de Educação Infantil transferida para o Cemeb Vinícius de Moraes, no Jardim Alessandra, a partir de fevereiro de 2019, quando se inicia o próximo ano letivo, e continuará com o Ensino Fundamental (Anos I a V), divididos entre duas turmas (Ciclos I e II). Apesar do trabalho dos profissionais da área de educação, serem muito elogiados pelos pais, o pequeno número de alunos obriga a unidade de educação a manter salas multisseriadas em funcionamento da escola. Em uma sala, temos, por exemplo, alunos do maternal, da etapa I e da etapa II sob a responsabilidade de um mesmo professor. Para o gestor de Planejamento e Inovação da Prefeitura de Várzea Paulista e pai de aluno matriculado na Escola Fazenda Mursa, David Alexandre, o trabalho de toda equipe e em especial da professora Cristiane, é incontestável. “A dedicação da professora contribuiu e muito para o aprendizado e desenvolvimento de todas as crianças, inclusive do meu filho”.

 

A decisão se deu por conta da necessidade de melhorar o rendimento dos alunos, que é medido pela Unidade com uma mesma avaliação aplicada a todas as unidades escolares municipais. A pasta identificou que a nota alcançada pela escola do Mursa sofreu um declínio e esta um pouco abaixo da média obtida pelas demais escolas, no Ensino Fundamental. “O fato de alunos de diferentes faixas etárias e diferentes fases de aprendizagem, estudarem juntos, justifica um prejuízo no aprendizado, isso independente do quão qualificados são os professores”, destaca o gestor de Educação, Rodolfo Braga.

 

Nessa unidade escolar a sala da Educação Infantil também sedia aulas de todos os anos escolares dessa primeira etapa pedagógica antes do Ensino Fundamental. Na sede da Unidade Gestora de Educação, o gestor municipal da pasta, Rodolfo Braga, explicou a pais de alunos da escola do Sítio do Mursa, na última quarta-feira (28), que, com o transporte gratuito das crianças à escola do Jardim Alessandra, elas poderão contar com uma professora específica para cada ano escolar da Educação Infantil e terão uma melhor estrutura, com acesso a projetos pedagógicos importantes como os de leitura e culturais, desenvolvidos em unidades escolares com suporte pedagógico. Os pais poderão ter acesso direto e diário à diretora e coordenadora da escola, além do professor específico da série na qual o aluno estará matriculado.