nome da pagina

Profissionais de saúde de Várzea Paulista recebem palestra de capacitação

O tema foi a oxigenoterapia e estiveram presentes os profissionais de toda a rede de saúde

 

As gerentes e equipes de enfermagem das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Várzea Paulista estiveram nesta sexta-feira (22) no auditório do Centro de Esportes Unificados (Praça CEU) para uma palestra de aprimoramento. A palestra com o tema Oxigenoterapia foi ministrada pela professora do Centro Universitário Anchieta, Daniela Cunha.

 

Oxigenoterapia é um tratamento cujo objetivo é suprir a necessidade ou manter a quantidade de oxigênio de alguns pacientes e assim corrigir os danos que podem ser causados pela diminuição da pressão parcial de oxigênio no sangue, chamada de hipoxemia.

 

Atualmente, em Várzea Paulista, existem 80 pacientes que fazem uso desse tratamento. Eles recebem os cilindros de oxigênio em casa, onde fazem o processo. A intenção desta palestra foi eliminar algumas dúvidas que os agentes de saúde pudessem ter. “Essa palestra é importante para preparar o profissional e deixá-lo mais antenado com o assunto. O trabalho não é só de trocar um cilindro (de oxigênio), mas também conseguir perceber se a quantidade de oxigênio que aquele paciente está recebendo está sendo suficiente para ele”, destaca Luana Souza, coordenadora de saúde preventiva de Várzea Paulista.

 

Luana também falou sobre o beneficio para todos dos profissionais adquirirem mais esse conhecimento. “Não é só para o enfermeiro saber. O importante também é ele transmitir e compartilhar essas informações com as famílias dos pacientes”.