Prefeitura atualiza serviços diante da crise de desabastecimento de combustível

Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente no município. Ambulância, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, equipes de Trânsito, Procon e a coleta de lixo domiciliar e hospitalar não sofrerão alterações em suas rotinas nesta terça-feira (29).

O transporte coletivo municipal, de acordo com notificação protocolada na Unidade de Trânsito, as linhas funcionarão com horários de domingo.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, realizou, na tarde desta segunda-feira (28) mais uma reunião com os gestores municipais para avaliação dos reflexos do desabastecimento de combustível no país.  Após explanação e análises do agravamento da crise de abastecimento em virtude da anunciada paralisação das refinarias ao longo da semana e uma onda de manifestações que tem registrado atos de vandalismo inclusive contra as linhas de trem, ficou definida criação do Decreto nº 5.712 que estabelece o Estado de Emergência em Várzea Paulista.

O objetivo principal do decreto, publicado no Imprensa Oficial de número 278, desta segunda-feira (28), é o de garantir o abastecimento para veículos de profissionais que atuam nos setores de serviços essenciais, como saúde e segurança pública. Apesar da viabilização para o fornecimento do combustível para esse grupo de profissionais, ainda se encontra muita dificuldade na saída dos caminhões das refinarias. A previsão é de que até amanhã (29) essa situação esteja resolvida.

Entre as medidas adotadas, ficou definido que as aulas na rede municipal de educação permanecem suspensas nesta terça-feira, 29 de maio, em razão das dificuldades de acesso de funcionários e pais de alunos e atendendo a um pedido dos transportadores escolares do município, que também apresentam dificuldades no abastecimento de seus veículos.

As Unidades Básicas de Saúde também irão suspender o trabalho nesta terça-feira (29). Funcionários e pacientes estão com problemas de locomoção em razão da falta de combustível em toda região. Nesta segunda-feira (28) foi muito baixa a procura pelos serviços.

Foi instituído ponto facultativo em todas as repartições públicas da Prefeitura de Várzea Paulista, com horas a compensar. Facilita e Prefeitura não realizarão atendimentos. Apenas alguns serviços internos serão realizados.