nome da pagina

Oficinas de bonecos gigantes dão início ao Carnaval em Várzea Paulista

Mascotes feitos pela comunidade, com o apoio da Prefeitura, serão inaugurados pelos blocos, que realizam o Carnaval 2018; não haverá custos aos cofres públicos

 

A Prefeitura de Várzea Paulista está fazendo oficinas de bonecos gigantes, novidade do Carnaval deste ano. Após a primeira, no último dia 11, no Jardim Satélite, com o Bloco da Margarida, a atividade foi promovida, nesta sexta-feira (19), com o Bloco do Bin Laden e, na semana que vem, será a vez do Bloco da APAE. “Nós, da Unidade Gestora Executiva de Cultura, confeccionamos a estrutura do boneco, com materiais recicláveis e a parte de trás do rosto (sobre um molde feito com barro de uma olaria varzina), e levamos o molde do rosto à comunidade. Ali, damos orientações e, junto deles, montamos a caricatura do mascote, pensado pela comunidade, com o barro; após etapas como a secagem, em alguns dias, concluímos em conjunto a colocação da roupa e dos ‘cabelos’ dos bonecos que serão inaugurados por cada bloco”, explica o gestor executivo de Cultura, Jota Moreira. 

 

Trata-se de um apoio da administração municipal, sem custos, ao Carnaval, que será realizado no município pelos blocos.

 

 

Nas primeiras oficinas, também é feita uma breve exposição sobre a história dos bonecos. Após os primeiros encontros, a comunidade fica responsável por outras fases, como a secagem das caricaturas e a impermeabilização; em um segundo momento, a equipe da Unidade finaliza o rosto e o corpo; por fim, é feita a colocação da roupa e a pintura da face, que na realidade será o resultado do descolamento do grude feito com polvilho. Até 8 de fevereiro, os três blocos passarão pelas três etapas da oficina, para a conclusão de seus bonecos.

 

 

Das atividades programadas para o Carnaval, o evento do dia 13 de fevereiro também terá o apoio da Prefeitura, sem custos aos cofres públicos. Confira a programação:

 

 

Agito dos blocos

 

9 de fevereiro – Bloco da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Várzea Paulista

Horário: 9 horas;

Concentração: sede da APAE;

Endereço: Rua Alberto de Oliveira, 55 - Jardim Cruz Alta;

 

9 de fevereiro – Bloco do Bin Laden

Horário: a partir das 15 horas;

Concentração: sede da Desportiva;

Endereço: Rua Cizídio Soares dos Santos, 330 – Cidade Nova II;

 

10 de fevereiro – Bloco da Margarida

Horário:  a partir das 14 horas;

Concentração: Praça da Biquinha;

Endereço: Rua Mercúrio, S/N – Jardim Satélite;

 

 

Encerramento 

 

13 de fevereiro – encontro dos blocos

Horário: das 14 às 21 horas;

Ações: festejo com os Blocos do Bin Laden, da Carriola e da Margarida, apresentação do grupo Mexidão do Tiago – composto por alunos da Banda Sinfônica Jovem e da Escola Municipal de Música e Arte de Várzea Paulista, além de outras atrações;

Concentração: Praça CEU

Endereço: Rua João Póvoa, S/N – Jardim do Lar.