Prefeitura oferece assistência para moradores em situação de rua

Pessoas que se encontravam na Praça Castro Alves e no Jardim Promeca receberam banho e roupas novas. Todos tiveram a oportunidade de deixar a situação de rua e buscar auxílio em clínicas especializadas na dependência química e alcoólica

As margens da sociedade, e muitas vezes ignorados, aqueles que vivem nas ruas precisam de assistência e cuidados especiais para voltarem a viver com dignidade. É isso, que a Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social vem realizando.

Na manhã da última quinta e sexta-feira (12), os agentes estiveram na Praça Castro Alves (próximo ao antigo Russi) e na entrada no bairro Jardim Promeca, para prestar atendimento aos moradores de rua que estavam nos locais.

Na Praça Castro Alves, dez pessoas receberam apoio do município. O grupo foi acolhido, tomou banho e ganhou novas vestimentas. Dos dez que receberam assistência, dois aceitaram a ajuda oferecida pelos agentes da Prefeitura. As equipes de Desenvolvimento Social, então fizeram uma triagem e encaminhou um deles para a CTEC (Comunidade Terapêutica Educacional Cristã), onde vai receber tratamento em função da sua dependência química e alcoólica.

Já o segundo auxiliado, teve a sua família localizada e voltou a sua cidade natal (Marília – no interior de São Paulo), para viver com eles novamente. “Nós queremos devolver a dignidade de cada um. Esse é o maior objetivo do nosso trabalho”, destacou a gestora do desenvolvimento social Simone Bifani. O trabalho foi realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal, que fez uma pesquisa de antecedentes criminais nos envolvidos na ação.

Na Avenida Victorio Spinucci, no Jardim Promeca, logo na entrada do bairro, um grupo com sete moradores em situação de rua também recebeu cuidados na última sexta-feira (12), dos agentes da Unidade de Desenvolvimento Social. Dois deles aceitaram a oportunidade de ajuda e foram encaminhados para clínicas de recuperação, três voltaram para suas famílias e dois para cidades de origem.

Dignidade

Esse trabalho, que é realizado pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social tem o proposito de levar mais qualidade de vida e dignidade para quem vive nas ruas da cidade. “Muitas vezes, os moradores em situação de rua se encontram em estado de abandono e dependência de drogas e álcool, a violência é constante e não existem condições mínimas para se viver desta forma”, afirma Simone Bifani.

A Guarda Municipal também acompanhou os agentes e colaborou para a realização da triagem de todos.