nome da pagina

Saúde receberá carro e ambulância UTI, em breve

Renault Sandero será usado para transportes de pacientes, medicamentos e outros itens; ambulância transportará pacientes em estado grave da UPA a outros hospitais referenciados

 

A Prefeitura de Várzea Paulista está preparando dois veículos para serem utilizados pela Unidade Gestora de Saúde: um carro Renault Sandero e uma ambulância montada como UTI (unidade de terapia intensiva). Restam detalhes burocráticos para que os automóveis já passem a funcionar ainda no mês de dezembro. O primeiro renovará a frota necessária aos transportes de pacientes às UBSs ou hospitais de referência e de medicamentos, entre outros serviços; a ambulância conduzirá pacientes em estado grave da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade a hospitais que são referências para o Município, como o da Unicamp (Campinas).

 

 

Reforço para atendimentos de urgência

 

A nova ambulância contará com equipamentos de uma UTI, como respirador e cardioversor (que emite choque para corrigir ritmo cardíaco normal) e, assim, poderá levar pacientes com quadro grave para hospitais de cidades que são referências para Várzea Paulista. O automóvel também comportará materiais de uma ambulância comum - a bolsa de medicamentos, por exemplo. “Ela será nossa segunda ambulância UTI e ajudará a suprir nossa demanda e a melhorar a qualidade do atendimento”, explica Sandro Talaveira, coordenador do SAU (Serviço de Atendimento de Urgência). “A nova ambulância está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É bem completa, nesse sentido”, finaliza.

 

O veículo é fruto de uma ação judicial.

 

 

 

Carro para a rede municipal de saúde

 

Um veículo Renault Sandero também já está quase pronto para ser utilizado pelos pacientes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que, prioritariamente, serão transportados para cidades com serviços de saúde referenciais. O carro também poderá levar medicamentos e executar outros serviços do departamento de Atenção Básica à Saúde.

 

O carro representa um investimento de R$ 40,3 mil, fruto de um convênio com o Governo Federal. O contrato, cujo valor total é de R$ 150 mil, também prevê investimentos em equipamentos como computadores, mesas, cadeiras e estetoscópios, a serem distribuídos em sete UBSs, dos bairros: Jardim Cruz Alta, Jardim Santa Terezinha, Cidade Nova II, Jardim Alessandra, Jardim América IV, Vila Popular e Vila Marajó.

 

A verba é resultante de uma emenda parlamentar obtida pelo deputado federal Paulo Teixeira.