nome da pagina

Unidade Gestora de Trânsito conta com Coordenadoria de Educação para Crianças e Condutores

Agentes atuam em empresas e escolas, além de realizar eventos em beneficio de um trânsito mais seguro

 

Você sabia que dentro da Unidade Gestora de Trânsito existe uma Coordenação voltada para a Educação no Trânsito? E que desde 2013 trabalha para tornar o trânsito da nossa cidade mais seguro? O setor atua na conscientização e formação de condutores da nossa cidade e está sempre realizando eventos em escolas e empresas, em prol da conscientização para um trânsito mais seguro.

 

Para os motoristas são oferecidas palestras de reciclagem e workshops para relembrar o que já foi aprendido, mas que nem sempre é aplicado. No trabalho com as crianças, o propósito é ensinar desde cedo as regras básicas de segurança e convivência no trânsito.

 

 

Nas escolas

 

 

Para a Unidade, as ações realizadas com as crianças são parte fundamental do trabalho. “Sabemos que as crianças são o futuro, queremos instrui-las desde já para que elas sejam motoristas mais conscientes” contou Carlos Ferreira, coordenador da Unidade de Educação no Trânsito. Ele também falou da importância de se investir nelas e torná-las novos agentes multiplicadores dessa mensagem. “Tudo o que elas aprendem conosco levam para suas vidas e transmitem aos seu familiares”.

 

 

Nos Cemebs (Centro Municipais de Educação Básica), o trabalho é voltado para a educação das crianças. Com palestras didáticas e interativas, os agentes lhes ensinam regras muito importantes como: sempre usar o cinto de segurança; que crianças devem sempre viajar no banco de traz e no acento adequado para cada idade; e que não se deve passar quando o semáforo estiver vermelho para você, por exemplo. 

 

 

Parte da dinâmica das palestras realizadas em escolas envolve um enorme tabuleiro, que simula as ruas e sinalização de uma cidade, chamada “Cidade Mirim Móvel”.  Nele, as crianças podem brincar e aplicar o que aprenderam durante as palestras que tiveram com atividades lúdicas e voltadas para elas.  

 

Quem já viu a iniciativa em sua escola aprovou. É o caso da coordenadora pedagógica Katia Louremzto da CEMEB Padre Wilfrido Wieneke, no Jardim Bertioga. A servidora recebeu os agentes na ultima sexta-feira (29) e destacou a eficiência do trabalho. “Essas ações com as crianças são excelentes. Elas adoram e ainda levam o que aprendem para toda a vida”.

 

 

Semana do Trânsito

 

 

Durante toda a Semana Nacional de Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, os membros da pasta estiveram em empresas e escolas levando palestras de conscientização e “reciclagem”. “Esse trabalho de reciclagem é para relembrar aos motoristas a grande responsabilidade que é estar conduzindo um carro ou uma motocicleta”, falou Carlos Ferreira, coordenador da unidade e completou. “Atitudes pequenas como não se esquecer do cinto de segurança, podem salvar várias vidas. É disso que queremos que as pessoas se lembrem”. Os agentes também fizeram “Blitz” em vários pontos da cidade, distribuindo kits com folhetos didáticos aos motoristas e pedestres, além de dois gibis de conscientização voltados às crianças. Nos materiais, as pessoas encontravam dicas praticas de segurança e convivência.