Guarda Civil Municipal distribui cartilha educativa contra violência doméstica nas escolas municipais

Objetivo é conscientizar as crianças e diagnosticar alguns casos; cartilha é lúdica, com pinturas de desenhos e linguagem simples

“O que fazer quando...” é tema principal da cartilha educativa produzida pela GCM que começou a ser distribuída nas escolas de Várzea Paulista nesta segunda-feira (07), no período da manhã. Quatro escolas foram atendidas: Anísio Teixeira – Jardim América II;  São Miguel Arcanjo, no jardim América III; Zilda Arns - América IV; e  Juvelita Pereira – Vila Real. Até o final da semana todas as escolas municipais receberão a visita da Guarda Municipal. Com quinze páginas, o guia oferece dicas importantes e valiosas contra a violência doméstica e a criminalidade. Os livretos são entregues pelos próprios guardas para os alunos.

A proposta, de acordo com a guarda municipal e autora da cartilha, Márcia Amorim, é que as crianças possam ter contato direto com o tema de uma maneira simples. “O livro está recheado de desenhos para pintura e com uma linguagem de fácil compreensão. As crianças, de maneira lúdica, também podem até nós ajudar a identificar alguns problemas que ocorrem dentro de casa”, destacou a GCM.

O comandante da corporação varzina, Pedro Eli, que está presente em todas as ações, faz questão de esclarecer as dúvidas que são levantadas pelos pequenos. “É um momento muito importante para o trabalho da Guarda Civil Municipal. A aproximação com as crianças faz uma grande diferença e mostra que a GCM é amiga. Eles vão entender que, quando houver necessidade, poderão contar com o apoio dos amigos”.

Entre os alunos mais entusiasmados com a presença dos GM’s na escola, estava Bryan Natanael de Souza de apenas 5 anos, da escola Zilda Arns no jardim América IV, o garoto que fez questão de cumprimentar os profissionais com uma continência, tem um sonho, que ele revelou aos guardas. “Quero ser igual vocês, quero proteger as pessoas”.

Para o gestor de desenvolvimento econômico, Marco Bueno, a iniciativa é muito importante para a população de Várzea Paulista. Todos ganham e atende a uma parceria firmada entre Guarda Municipal, Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Essa parceria é fruto do convênio que renovou toda a frota da GCM Varzina”.

E essa não é a única iniciativa em andamento. Outras duas cartilhas estão sendo distribuídas paralelamente na cidade: nas Unidades Básicas de Saúde, a violência contra a mulher é o foco; para os servidores públicos, um informativo detalhado em relação à Lei Maria da Penha pode ser adquirido gratuitamente na sede da Guarda Municipal, no Jardim Continente, ou pedido pelos telefones (11) 4596-7744 ou 0800-7700811.