nome da pagina

Força-tarefa revitaliza a Rua Atroaris, no Jardim Continente

Projeto piloto Orquídea garante mini pista de caminhada, iluminação do parquinho, novas flores, limpeza geral, entre outras benfeitorias

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou, na última sexta-feira (4), a primeira força-tarefa do projeto piloto Orquídea, em um trecho da Rua Atroaris – Jardim Continente. Em oito horas de trabalho, agentes da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana promoveram benfeitorias como a construção de uma mini pista de caminhada com material reciclado, plantio de flores, iluminação no parque infantil,  limpeza geral e pintura das traves do campinho de futebol. “Este trabalho foi feito para revitalizar a área e fazer com que a comunidade goste dela e nos ajude a cuidar dele, por meio de um novo comportamento”, explicou aos presentes o prefeito Juvenal Rossi, que fez questão de conferir o resultado das ações.

 

Segundo o gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, foram retirados seis caminhões de lixo e mato, após as limpezas do terreno, do campinho e das bocas de lobo. O parquinho, além de ter recebido o poste de luz, teve os brinquedos pintados e reformados. A mini pista, com 300 metros de comprimento, será uma extensão da calçada da Avenida Bertioga próxima ao supermercado Boa. “As pessoas que caminham pela via poderão fazer essa atividade agora também na Rua Atroaris, com um espaço mais limpo e seguro. Colocamos inclusive algumas pedras para inibir a presença dos caminhões, que impediam o tráfego de pessoas no espaço onde agora há a nova pista”, declarou.

 

Também foi feita a instalação de novos bancos e o campinho ficou pronto para a utilização. Por fim, na parte central de toda a área revitalizada, foi colocada uma escultura na forma de uma orquídea - marco de que a força-tarefa foi realizada no local.

 

 

Novos rumos

 

 

O prefeito, na conversa com a equipe de trabalho e moradores locais, destacou os trabalhos estruturais e de mobilidade urbana que vêm sendo feitos pela administração municipal desde o início de seu mandato. As obras no Córrego Bertioga prometem inclusive valorizar o Jardim Continente, contemplado com a força-tarefa. “Haverá uma valorização muito grande nesta região, de no mínimo 30%, segundo os especialistas”, projetou.

 

Rossi fez questão de enaltecer a importância do papel fiscalizador da comunidade. “Ajudem-me a vigiar este espaço, para que não seja pichado, quebrado. Queremos fazer cada vez mais, mas é preciso que o povo mude seu comportamento e faça o monitoramento e denuncie as práticas ilegais possivelmente acontecidas aqui. Precisamos de vocês”, afirmou.

 

 

Quem corrobora a tese do prefeito é Renata Franco, 33 anos, moradora do bairro há sete anos. A munícipe aproveitou as melhorias e fez uma caminhada com a sobrinha e o cachorro na sexta-feira (4). Ela parabenizou o prefeito e a administração. “Aqui estava bem abandonado. Havia formigueiros e outras situações desagradáveis. O espaço ficou bem legal e melhor para a caminhada. Foi muito bom terem sido colocadas pedras onde ficavam aqueles caminhões, que impediam nossa passagem. A Prefeitura está de parabéns e agora vamos fiscalizar. A gente já fica sempre de olho e agora pode colaborar com o poder público para a conservação das benfeitorias”, opinou.

 

Jurandir Aparecido Santos, 57 anos, mora na Rua Atroaris desde 1987 e avaliou positivamente as melhorias realizadas. “O trabalho foi bem feito e a área ficou melhor. Agora, é importante conservá-la assim”.

 

 

Agentes fiscalizadores

 

 

Para denunciar descartes irregulares de materiais como entulhos, além de depredações, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153, 24 horas por dia, todos os dias da semana; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link goo.gl/fUjcjy, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..