nome da pagina

Centro de Triagem aumentará reciclagem de Várzea Paulista; obra está adiantada

Terraplanagem, muros de arrimo e fundação já foram concluídos

 

A construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Várzea Paulista está em fase de alvenaria, com 39,69% da obra concluída. Já foram realizados os serviços de terraplanagem, muro de arrimo, fundação, vigas e pilares. Além da elaboração e entrega de todos os projetos executivos.

 

Atualmente, está em andamento a drenagem de águas pluviais e a alvenaria do prédio.

 

 

Trabalho ambiental

 

O galpão de 229 m² está localizado em um terreno do Condomínio Industrial São Luiz, cuja entrada fica em frente à empresa Ad’oro.

Segundo o gestor de Meio Ambiente, João de Lima, após a conclusão da construção, a Prefeitura viabilizará uma forma de realizar, no espaço, a separação dos materiais recicláveis. “Com a coleta seletiva, reunimos os resíduos como sacolas, papelão e vidro e precisamos separá-los por categorias, pois são comercializados de maneira separada”, adianta.

 

 

Investimento

 

O valor total do investimento é de R$ 235.279,02. Os recursos são fruto de convênio entre Prefeitura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

 

 

Equipamentos já foram adquiridos

 

Em maio, A Prefeitura fez a aquisição de dois equipamentos para o Centro de Triagem, uma prensa enfardadeira vertical e a uma balança mecânica. A prensa será usada para compactar todos os materiais coletados, como papel e plástico. Com isso, o volume e o peso do montante coletado e prensado diminui, o que facilita sua comercialização. Já a balança mecânica será usada para fazer a medição precisa do peso de resíduos coletados e, assim, o preenchimento do banco de dados do novo órgão. Será adquirido em breve, um carrinho pneumático, para o transporte interno dos fardos de materiais recicláveis.