nome da pagina

Prefeito recebe convite para 52ª Festa da Uva de Louveira

Juvenal Rossi reconhece importância da festa tradicional e parceria entre as duas cidades

 

A Corte da 52ª Festa da Uva de Louveira convidou o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (12), a participar do evento. A rainha, Paloma Gimenes, 1ª princesa, Milena Carolina, 2ª princesa, Camila dos Santos, e 3ª princesa, Edilaine Souza, entregaram a ele um convite e uma cesta com uvas, geleias e vinho. As garotas enalteceram a ampla programação da festa, de 30 de novembro a 15 de dezembro, com destaque para a abertura, no primeiro dia e mostraram fazer questão da presença do gestor.

 

O prefeito mostrou-se honrado com o carinho que Várzea Paulista recebeu da organização do evento, demonstrou comprometimento em fazer o possível para participar e elogiou a beleza das componentes da corte e seus trajes. “Temos uma parceria com Louveira, o povo de lá é muito bom e a festa é tradicional, assim como a Festa da Uva de Jundiaí e a nossa Orquivárzea. Nossa região está bem nesse quesito”, elogiou.

 

 

O vice-prefeito Rodolfo Braga também esteve presente no encontro, parabenizou as meninas e externou a vontade de participar da festividade. “Quero muito estar presente”, declarou.

 

A 52ª Festa da Uva de Louveira, além de enaltecer a fruta, terá uma programação repleta de grandes atrações para todos os gostos e idades, desde a Galinha Pintadinha, até as famosas duplas Simone & Simaria, Fernando & Sorocaba, e o DJ Alok, renomado internacionalmente. Confira mais sobre o evento aqui.  

 

 

Prefeitura constrói guarda corpo na Rua Sorocaba

Mais de 70 metros de mureta já foram construídos

 

 

Na última semana, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana iniciou a construção de uma mureta guarda corpo, na Rua Sorocaba. A obra é uma solicitação dos moradores do entorno.

 

 

O trabalho deve ser concluído nas próximas semanas. Até a última terça-feira (12), mais de 70 metros de mureta já foram construídos.

 

Jardim Promeca ganha Complexo Esportivo e Social Prefeito Kim Nozaki

Espaço, em homenagem a ex-prefeito e um dos primeiros moradores do bairro, tem pista de caminhada, parque infantil e outras melhorias

 

Não faltaram emoção e animação na inauguração do Complexo Esportivo e Social Kim Nozaki, no Jardim Promeca, esse domingo (10) de manhã. Diversas autoridades municipais e membros da família do ex-prefeito e tradicional morador do bairro que dá nome ao novo espaço estiveram presentes na solenidade, que contou com muitas homenagens, apresentações musicais, bênção da área de lazer e o descerramento da placa inaugural. Várzea Paulista ganha uma área de lazer ampla, com pista de caminhada, bebedouros, árvores de grande porte plantadas e estacionamento pavimentado, entre outras melhorias.

 

O momento oficializou a total revitalização do espaço que antes só possuía um campo de futebol e agora conta com: 3.404 m² de área pavimentada, onde há agora uma pista de caminhada; dois bebedouros; parque infantil; 16 postes de iluminação do entorno do campo; espaço para horta comunitária; 130 árvores de grande porte plantadas; instalações de drenagem de águas de chuvas, no entorno do campo; pavimentação e ampliação dos estacionamentos; conjunto de mesas e bancos de concreto; 4.594 m² de grama esmeralda; pintura dos vestiários e muretas do campo; identificação visual, com placas indicativas como as que têm informações sobre as árvores plantadas.

 

 

As benfeitorias são resultado do trabalho das Unidades Gestoras de Infraestrutura Urbana; Meio Ambiente; Esporte; Trânsito; e Planejamento e Inovação. A Casa Civil também esteve envolvida.

 

A pista de caminhada, iluminação, brinquedos infantis e drenagem representam um investimento de R$ 478.218,76, viabilizado pelo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Trata-se de um crédito adquirido pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal. As demais melhorias foram custeadas com recursos municipais.

 

 

 

 

Vida humilde e de trabalho reconhecida

 

O prefeito Juvenal Rossi não poupou elogios ao ex-administrador municipal homenageado. “Kim é o maior exemplo de humildade e honestidade que tenho na vida”, reconheceu. O gestor, que destacou a importância dos trabalhos feitos sob a terra para drenar águas das chuvas, acredita que o espaço inaugurado ainda é pequeno diante da grandeza de Nozaki. O ex-prefeito se destacou pela humildade, postura séria e decisões acertadas para enfrentar a difícil realidade vivida pelo Município, quando governou a cidade, de 1988 a 1991. “Essa obra é pouco perto da altura dele”. As ações do ex-prefeito, embora não tenham sido chamativas naquele momento, foram muito importantes e têm reflexos até hoje. “Ele fez o que era possível e cabia naquela época”, elogiou.

 

 

A gestão de Nozaki foi marcada pelo trabalho em saneamento básico e permitiu a conclusão da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Mirante; a instalação da Usina de Asfalto da cidade, Ciretran e Delegacia da Mulher; a implantação da Guarda Municipal e a construção de dois reservatórios de água, que, juntos, têm capacidade de 7.700.000 litros.

 

O papel desempenhado por Célia Nozaki, companheira de Kim por mais de 50 anos até a morte dele, em 2018, e ocupou o cargo de primeira-dama, também foi reconhecido por Rossi. “Eu já falei pessoalmente à dona Célia que ela foi a melhor presidente de Fundo Social que eu já vi”.

 

 

Rossi fez questão de dizer que Kim foi uma daquelas pessoas boas, que pensam na coletividade sem nenhum interesse, a ponto de ter feito muitas coisas pelo povo sem ter nenhum cargo político. O amor do ex-prefeito pela cidade também foi enaltecido pelo atual administrador municipal. É preciso que os munícipes sintam orgulho de Várzea Paulista. “Kim não tinha vergonha de ser de Várzea Paulista. Minha luta, desde que aqui ainda era o distrito Secundino Veiga, é para destruir esse preconceito que os próprios moradores daqui têm com o município. Chega de vergonha da cidade! Estamos avançando em várias áreas e pessoas de outras cidades elogiam Várzea Paulista”.

 

O prefeito também agradeceu aos vereadores a aprovação do financiamento que viabilizou os trabalhos na área que homenageia Kim.

 

A ideia de dar esse nome ao complexo foi do vereador Mauro Aparecido, que teve o projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, recentemente. O parlamentar deu os parabéns à Prefeitura e à família, elogiou a humildade do ex-prefeito e a ideia de sempre ajudar a população, muito clara de Kim e de sua esposa, e deu detalhes sobre a ideia de homenagear o ex-gestor. “Logo após o falecimento do Kim, pensei: vamos fazer uma homenagem. Falei com o Renato (gestor municipal de Infraestrutura Urbana) e ele começou a viabilizar este espaço, junto do prefeito. Se tem alguém que merece dar nome a este local é o Kim, pois, quando prefeito, ele adquiriu esse terreno para a Prefeitura, já que se tratava de uma propriedade particular até então”, relatou.

 

O fato de Kim ter feito muitas coisas que de fato “desligaram” Várzea Paulista de Jundiaí foi destacado pelo vereador. “O Kim poderia ser chamado de Dom Pedro I, pois trouxe várias coisas elementares que ainda não existiam para Várzea Paulista. Assim como o imperador tornou o Brasil independente de Portugal, Kim nos deixou independentes de Jundiaí”, comparou.

 

 

Quando o vereador Mauro deu a sugestão de um espaço em homenagem a Nozaki, o gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, já pensou que seria necessária uma revitalização para deixar o local digno de um tributo desse tipo. “O prefeito me deu autonomia total para viabilizar esse espaço de lazer”, elogiou o administrador.

 

Renato enalteceu o trabalho de todos os envolvidos e se mostrou honrado em participar ativamente da melhoria para o bairro. “Estou muito feliz em participar deste momento”. “Não tive muito contato com o Kim, mas tenho hoje uma relação de amizade e profissional muito grande com o Mário (gestor executivo de Projetos e Administração), irmão dele. É meu braço direito hoje, na Unidade de Infraestrutura”.

 

 

Família agradecida

 

Entre os vários familiares de Kim presentes, destacam-se os filhos Júnior, Iris e Graciela, além de dona Célia, eterna companheira do ex-prefeito. “Meu pai não nos deixou herança material, mas nos deu a maior herança do mundo: honestidade e humildade”, a vida de Kim foi resumida assim por Júnior. Para ele, o pai foi um exemplo de humildade e honestidade. “Excelente pai, esposo, avô”.

 

Segundo o filho, o ex-prefeito tinha o sonho de governar a cidade e, mesmo quando chegaram a pensar que renunciaria ao cargo de prefeito por conta da crise financeira vivida pela Prefeitura, manteve-se firme em seu posto de prefeito. “Sonho não tem preço”. Tal aspiração levou Kim a trabalhar pela cidade até mesmo sem remuneração, entre 1968 e 1976, como vereador. O cargo não tinha salário, naquele período. “Foi uma prova de que gostava muito da cidade”. A homenagem é justa, segundo ele. “Acabou com a falta de água da cidade que existia antes dele ser prefeito”.

 

Para um dos irmãos de Kim, Mário Nozaki, presente no evento, a nova área cumpre bem a função de homenagear o ex-prefeito. “Acho que foi uma excelente homenagem. Sempre foi esportista e morou aqui desde criança”. O engenheiro também enalteceu o resultado dos trabalhos, que duraram cerca de três meses. “O pessoal do bairro gostou. Foi algo que mudou a autoestima do pessoal que usa. Antes só havia o campo. Ficou lindo. Que a população conserve o espaço assim”.

 

 

Saiba mais sobre a vida de Kim aqui

 

 

Espaço adotado pela população

 

Uma das presenças de maior destaque no evento foi a dos representantes da torcida organizada Diversos Metralhas, que incentiva o Arizona, time que existe desde 1965 e representa o bairro. O presidente da torcida, Julio de Souza, afirmou que a ideia é que a população possa ajudar a manter a área em boas condições. “Queremos envolver a comunidade para conservar esse espaço. Vamos trabalhar para conscientizar as pessoas”, declarou. “Nunca tivemos algo assim aqui”, afirmou outro membro da torcida, Matheus da Costa.

 

 

 

Quem também fez questão de enaltecer o caráter histórico de um espaço de lazer para o bairro foi Adriana Lima, 43 anos, presente na inauguração com seu pequeno Homem-Aranha, Nathan, 5 anos, que aproveitou bastante os brinquedos infláveis. Para a munícipe, que mora no Jardim Promeca há 40 anos, a conquista é significativa. “Ficou bem melhor. Faço caminhada, mas precisava usar as calçadas. Agora temos um espaço para fazer caminhada. Antes, não tínhamos algo assim”, elogiou.

 

 

 

 

Momentos festivos

 

Além das apresentações musicais do grupo Kerigma Kids, formado por crianças e adolescentes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que realiza atividades para esses dois públicos, no bairro, antes das falas do ato oficial, a festa no novo complexo foi até o começo da tarde. A população curtiu brinquedos infláveis para a criançada, pipoca e algodão-doce gratuitos e música.

 

 

 

Mais melhorias

 

O Ginásio Jordão Dias Fernandes, próximo ao campo, receberá uma grande reforma, já em licitação. A obra será gerenciada pela Unidade Gestora Municipal de Obras e Urbanismo e deverá ser concluída no semestre que vem. Reparos no alambrado do campo também estão em licitação.

 

 

UBS Jardim Alessandra passa por reforma e atendimento será deslocado

A partir do dia 25 de novembro, o atendimento da UBS Jardim Alessandra passará a ocorrer no prédio da UBS Jardim Cruz Alta

 

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Alessandra passará por reforma. Sendo assim, o atendimento desta unidade será deslocado para o prédio da UBS Jardim Cruz Alta a partir do dia 25 de novembro, com entrada exclusiva pela lateral esquerda do local, que contará com faixa indicativa.

 

Nesta semana, de segunda (11) à quinta-feira (14), e na próxima segunda-feira (18), o atendimento permanece na UBS Jardim Alessandra. Nos dias 19 a 22, o local estará fechado para organização da mudança provisória. A partir do dia 25, os atendimentos passarão a ser realizados na UBS Jardim Cruz Alta.

 

 

A obra na UBS Jardim Alessandra contemplará a reforma da sala Lian Gong, a troca de divisórias por paredes dry wall, os reparos na estrutura do telhado danificado e os reparos de infiltração no prédio. A duração da restauração será em torno de nove meses.

Prefeitura inicia obras para instalação de novo radar na Marginal do Rio Jundiaí

Detector de velocidade será instalado na altura do número 2155, do lado direito da via

 

 

Na última segunda-feira (11), a Prefeitura de Várzea Paulista, através da Unidade Gestora de Trânsito iniciou os trabalhos para instalação de um novo radar na Marginal do Rio Jundiaí. O objetivo é garantir que os motoristas transitem na velocidade máxima permitida, de 60 km/h.

 

 

O detector de velocidade será instalado na altura do número 2155, do lado direito da via. O solo já recebeu a fresagem necessária.

 

Sub-categorias