nome da pagina

Sábado (18) é o dia D de vacinação contra o Sarampo

 

Ação será realizada das 8 às 17 horas, em nove Unidades Básicas de Saúde

 

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite continua em Várzea Paulista até o dia 31 de agosto. Até o dia 13 deste mês, mais de 5300 doses já foram aplicadas em crianças entre 1 ano a menores de 5 anos.

 

 

 

Dia D

 

Neste sábado (18), das 8h às 17h, acontece o dia D da Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite em nove Unidades Básicas de Saúde do município. Com o objetivo de proporcionar aos pais e responsáveis a oportunidade de imunizar as crianças no final de semana. É importante levar a carteirinha de vacinação.

 

O que é sarampo?

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

 

Confira o endereço das UBSs que funcionarão no Dia D:

 

UBS Jardim Alessandra

 

Rua Carioba, 299 - Jardim Alessandra.

Tel.: 4595-1542;

UBS Cidade Nova

 

Rua Deolinda Carezzato Sutti, 200 - Jardim América I.

Tel.: 4595-7574;

UBS Jardim América III

 

Rua Itapevi, 140 - Jardim América III.

Tel.: 4596-4200;

UBS Jardim Bertioga

 

Rua Das Acácias Mimosas, 495 - Jardim Bertioga.

Tel.: 4595-5462;

UBS Jardim Cruz Alta

 

Rua Guaxupé, 94 - Jardim Cruz Alta.

Tel.: 4606-1452;

UBS Jardim Promeca

 

Rua Dinamarca, 41 - Jardim Santa Lúcia.

Tel.: 4606-2151;

UBS Vila Marajó

 

Rua Ananatuba, 268 - Parque Guarani.

Tel.: 4606-2938;

UBS Vila Popular

 

Rua Itaoca, 294 - Parque Guarani.

Tel.: 4595-0081;

UBS Vila Real

 

Rua Montes Claros, 30 - Vila Real.

Tel.: 4596-2225.     

Vacinação contra raiva chega à região Centro Leste/Centro Oeste

Imunização será realizada nos bairros Vila Santa Terezinha, Jardim Cruz Alta, Jardim Alessandra e Jardim Promeca.

 

A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Várzea Paulista será realizada neste sábado (18), na região Centro Leste/Centro Oeste, que contempla os bairros Vila Santa Terezinha, Jardim Cruz Alta, Jardim Alessandra e Jardim Promeca. A vacinação é realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em postos volantes nos bairros, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

 

Devem tomar a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Fêmeas prenhas devem ser avaliadas pelo profissional de saúde, já que é necessário medir o risco da vacinação devido o estresse gerado ao animal. Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras.

 

Já os gatos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem. É importante levar a carteira de vacinação do animal e que o transporte seja feito por adultos.

 

 

Vacinação em domicílio

 

A partir do dia 06 de agosto, o setor de Controle de Zoonoses inicia o agendamento para a vacinação em domicílio. Tem direito ao serviço, proprietário ou responsável pelo animal que tenha mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou imóvel com mais de cinco animais. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 4595-8776, para fazer o cadastro prévio.

 

 

Ponto fixo de vacinação

 

Quem não puder levar os animais para serem protegidos contra a raiva nos pontos fixos de vacinação aos sábados, poderão fazer a imunização no setor de Controle de Zoonoses. O serviço será disponibilizado de 13 de agosto até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 09 às 12h e das 13 às 16 horas - sem agendamento prévio. O setor de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Vitorio Spinucci, 303 – Jardim Promeca.

 

 

Vacinar animais para proteger os humanos

 

De acordo com o coordenador do setor de Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, a raiva é uma doença letal, e por isso, é importante não perder a data da vacinação, já que quanto mais animais forem vacinados, maior é a proteção nos humanos. “Cuidar da saúde e bem estar do animal, faz parte da posse responsável”, afirma.

 

 

Cronograma da vacinação antirrábica em Várzea Paulista:

 

 

18/08 – Região Centro Leste/Centro Oeste: Santa Terezinha, Jardim Cruz Alta, Jardim Alessandra e Jardim Promeca;

25/08 – Região Norte: Vila Real, Jardim Paulista, Cidade Nova II, Jardim América III e IV.

 

Região Rural

 

01/09 – São Guido, Gauchinha, Ponte Seca e Santa Marta;

08/09 – Mursa;

 

Repasse geral

 

20/10 – Repasse geral no município.

Novos Caminhos: Rua Isaac Galvão passa por manutenção para ser recapeada

A obra faz parte do pacote de melhoria asfáltica em Várzea Paulista; Recapeamento da Marginal avança manutenção na via tem como objetivo acabar com o acúmulo de água

 

O programa “Novos Caminhos 2018” iniciou na última quinta-feira (09), a manutenção da Rua Isaac Galvão, que esta recebendo à adequação dos tubos e conexões subterrâneas de eletricidade, esgoto e gás que passam pelo local.  Todo o trabalho é feito com muita precisão, para não atingir nenhuma das instalações.

 

Segundo Renato Germano, gestor de Infraestrutura, o objetivo é melhorar o escoamento da água, e assim, proteger o novo asfalto que será aplicado na via e na Marginal do Rio Jundiaí.

 

Nesta etapa, a rua ficará interditada por aproximadamente uma semana, para que as máquinas da Infraestrutura possam trabalhar com segurança. Toda a tubulação antiga já foi retirada.  O gestor da prefeitura informa que o intuito é não deixar a rua fechada por mais tempo que o necessário. “Queremos diminuir o transtorno para quem utiliza a via diariamente”, explica.  

 

Quem utiliza a Rua Isaac Galvão não se incomoda em andar um pouco mais, “Eu passo por aqui para ir para os bairros de lá (zona norte), e agora estou tendo que fazer o retorno mais a diante. Mas não me importo, porque entendo a importância da obra e sei que quando terminar vai ficar melhor”, falou Bruno Silva (26), que é morador da região.

 

 

Mais que o novo asfalto,o programa “Novos Caminhos”, vai melhorar todo o entorno da alça esquerda da marginal. A adaptação dessa rede de tubos acabará com o problema do acúmulo de água nas margens da parte de cima da via, e que atrapalham muito quem passa por lá, principalmente motociclistas e pedestres. “Quem for passar por aqui não vai ter que se preocupar com as poças de água e lama que sempre se formam”, destacou o gestor de infraestrutura.  Ele ainda destacou a necessidade de melhorar a drenagem antes da passagem do novo asfalto, “Sem a água empoçada, o asfalto tente a ter uma maior durabilidade”.

 

Maiara de Paula (22), transita a pé pela via, ela utiliza o transporte ferroviário para ir ao trabalho, a moradora elogia as ações da prefeitura. “Vai ficar bem melhor, sempre tem poças na rua e quando os carros passam, jogam a água em quem esta na calçada. Quando eles terminarem não vou ter mais que me preocupar com isso. Parece pequeno, mas é uma grande conquista”.

 

 

Marginal do Rio Jundiaí

 

Do outro lado do Viaduto dos Emancipadores, na alça direita, as máquinas trabalham no recapeamento da via. Cerca de 500 toneladas de massa asfáltica já foram aplicadas neste trecho na via. No total, serão1780 metros que receberão o novo  pavimento.

 

 

Atenção motorista 

 

 

A Unidade Gestora de Trânsito está atuando no local para garantir a segurança do tráfego na marginal. Os agentes auxiliam os motoristas, motociclistas e pedestres para garantir a segurança de todos. A recomendação dos agentes é passar pela via em baixa velocidade e com atenção redobrada.  

Sebrae de Várzea Paulista realiza palestra gratuita

Inscrições abertas para o encontro SEI Controlar Meu Dinheiro

 

No dia 16 de agosto, o Sebrae de Várzea Paulista realiza a palestra gratuita ‘SEI Controlar Meu Dinheiro’, voltada para o microempreendedor individual. O objetivo do encontro é fortalecer o negócio, ensinando técnicas para aprimorar a gestão financeira do caixa e suas contas.

 

Os temas abordados são:

 

– Técnicas e estratégias de gerenciamento do negócio.

– Visão do uso correto do dinheiro.

– Fluxo de caixa adequado e controlar as contas a pagar e a receber.

– Estratégias de otimização dos resultados e fortalecimento dos pequenos negócios.

 

O encontro será realizado entre as 18 e 22 horas. Os interessados podem fazer sua inscrição por telefone 4606-8660 ou pessoalmente no Sebrae Aqui, que está localizado no prédio do Facilita – Rua João Póvoa, 97 – Jd. Do Lar. O horário de funcionamento é das 8h30 as 13 e das 14 às 16h30.

 

A palestra será realizada no Auditório da Praça CEU, localizado na Rua João Póvoa, s/n – Jd. Do Lar.

Gestores varzinos e jundiaienses discutem ligação entre Avenidas Ipiranga e dos Ferroviários

Juvenal Rossi recebe prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, em mais um passo na busca pela via que desafogaria a Avenida Fernão Dias Paes Leme

 

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, realizou uma discussão de uma ligação da Avenida dos Ferroviários (Jundiaí), à Avenida Ipiranga, via varzina, na manhã desta quarta-feira (8), em seu gabinete. O gestor recebeu o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; e os presidentes das Câmaras Municipais de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e Várzea Paulista, Silso das Neves; além de outros representantes das duas cidades. Segundo Rossi, a ideia é estreitar as relações para viabilizar uma maneira de realizar a obra. “Avaliamos a possibilidade de ter o apoio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por meio de um pequeno desvio em sua linha férrea, que tornaria possível essa empreitada, com a união de esforços entre os dois Municípios”, declarou Rossi.

 

Nos próximos dias, haverá uma reunião técnica, já com informações colhidas pelo gestor municipal de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro. O administrador já trabalhou pela CPTM. “Após o estudo, vamos buscar o apoio da companhia, na forma dessa mudança ferroviária. Em seguida, buscaremos viabilizar financeiramente essa empreitada, sempre com o diálogo entre os presidentes de nossas casas de leis e os prefeitos”, informou Machado.

 

De acordo com o prefeito varzino, o que encarece um pouco a obra é a necessidade de desapropriações de imóveis jundiaiense. A mudança na linha de trem é uma alternativa para minimizar esse custo. As obras viárias em si ficariam a cargo das duas Prefeituras, a princípio.

 

No encontro, os administradores também debateram problemas e possíveis soluções para questões da região, como as de saúde.

 

Luta antiga

 

 

Segundo Rossi, os esforços feitos por essa possível ligação já vêm desde seu primeiro mandato, iniciado em 2013. “Já iniciei esse diálogo com a Prefeitura de Jundiaí nesse primeiro ciclo e, no ano passado, eu e Machado discutimos o assunto com representantes do Governo Estadual. Agora, realiza-se mais um estágio dessa luta. Acreditamos que, com a persistência, vamos conseguir essa conquista para a mobilidade da cidade, que desafogará bastante a Avenida Fernão Dias Paes Leme”, declarou.

 

A nova ligação completará as três grandes intervenções de mobilidade pretendidas pela administração, já em seu início. “Inauguramos o Viaduto Hermínia Fragas Cantareira, na Ponte Seca, recentemente, e, no nosso primeiro mandato, trabalhamos pela Estrada da Boiada, construída pela Prefeitura de Jundiaí. A ligação entre as duas avenidas completará esses grandes avanços almejados por nós”, completou o prefeito.

 

 

Veja mais sobre a inauguração do Viaduto.

 

Confira informações sobre a Estrada da Boiada.

Sub-categorias