Creche Proinfância “Arnaldo Netto” do Jardim Itália será inaugurada neste sábado (24)

Espaço moderno, com capacidade para 290 crianças, terá solenidade de inauguração, com autoridades municipais, às 10 horas

A creche Proinfância Arnaldo Netto, do Jardim Itália, será oficialmente inaugurada neste sábado (24), às 10 horas. O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e outras autoridades do Município vão apresentar o novo espaço, que em breve deve atender cerca de 290 crianças, com um ambiente moderno e adequado para facilitar a integração das crianças e atender adequadamente a cada faixa etária.

A construção tem uma área total de 1.688,43 m² e contará com: secretaria; diretoria; almoxarifado; laboratório de informática; sala de leitura multiuso; pátio coberto; refeitório; lavanderia; rouparia; depósito; dispensa; cozinha; palco para apresentações; playground; seis conjuntos sanitários; duas salas de pré-escola; seis salas de creche, com espaço para repouso, das quais duas contarão com sanitários e outras duas terão fraldários; e dois conjuntos de vestiários.

Serão atendidas as crianças inscritas em 2017 que realizaram opção por essa unidade e ainda estão na lista de espera. Os bairros da região do Jardim Itália, Vila Popular, Jardim Bertioga, entre outros locais próximos à Unidade, serão contemplados.

A inauguração do prédio, na Rua Roma, s/n — esquina com Rua Paschoal Gianfrancesco é o resultado de um trabalho feito a partir de 2013, para a recuperação do convênio com o Governo Federal.

Correção do projeto executivo

Todas as unidades escolares Proinfância possuem um padrão de construção. Devem ser respeitados os recuos e medidas necessários. Ocorre que, antes da liberação do termo de convênio, em 2011, a administração municipal de então não considerou essas especificações e o terreno destinado à construção não tinha o tamanho necessário para que ela fosse feita segundo as determinações federais. A gestão de Juvenal Rossi, que herdou o projeto já com essa deficiência e apenas um pequeno início da execução do prédio, precisou rever então, junto da construtora licitada, as próximas ações.

Felizmente, o espaço destinado à creche fazia divisa com outro terreno da Prefeitura, onde se situava, anteriormente, o antigo Ambulatório de Especialidades. Como a área estava abaixo do nível do piso da nova unidade escolar e de seu terreno, foi preciso incluir no projeto e executar uma estrutura exposta, com alicerces (viga aérea), para sustentar a creche, e a edificação passou a ocupar parte do terreno do órgão de saúde. A medida, necessária para garantir a estabilidade da edificação, representou um aditivo de R$ 423.563,95, ou seja, mais um acréscimo no custo total da construção.

Investimento de recursos próprios

As dificuldades registradas contribuíram para encarecer o custo final da obra que, além da contrapartida municipal prevista na assinatura do convênio (R$ 699.198,87), teve o acréscimo de R$ 983.563,95. Do montante, R$ 520 mil são resultado de reinvestimentos necessários para regularizar o desvio de recursos federais referente as duas creches, além dos R$ 423.563,95, gastos na correção e execução do novo projeto. Assim, o gasto próprio total ao final da obra será de R$ 1.682.762,82, que representará mais da metade do valor integral da construção. “Em virtude dos desvios sofridos e das falhas no projeto, 57,2%, ou seja, a Prefeitura, em virtude dos problemas herdados, gastará quase três vezes o valor previsto na celebração do convênio. O montante investido é resultado da economia de recursos que temos realizado nos últimos anos, situação parecida, por exemplo, com a da construção da UPA, para a qual o valor de R$ 1,5 milhão precisou ser reinvestido, no intuito de regularizar o desvio de finalidade do recurso, praticada pela gestão que nos antecedeu”, explica Juvenal.

O valor total da obra fruto de um convênio com o Ministério da Educação, é de R$ 2.422.762,82, dos quais R$ 1.122.762,82 consistem na contrapartida custeada pela Prefeitura. Além desse total do contrato, a Prefeitura teve de arcar com R$ 520 mil, relativos aos recursos federais     utilizados para outros fins, por parte da gestão encerrada em 2012.

Como garantir a vaga

A chamada da creche foi divulgada na última sexta-feira (16) com a matrícula a partir de segunda-feira (19), no site oficial da Prefeitura: http://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/. As matrículas devem ser feitas no Cemeb Rosa Nanni, pois os espaços na nova creche estão sendo organizados, para atendimento aos pais.

Creche leva o nome de Arnaldo Netto

Na sessão do último dia 20 de março, os vereadores de Várzea Paulista aprovaram por unanimidade, o projeto de lei que dá nome a nova creche, Arnaldo Netto.

Arnaldo Netto foi ex-vereador da cidade, sendo o mais votado na eleição de 1976 e ocupou ainda outros cargos importantes na administração pública, como secretário de Educação, Esportes e Gabinete. Foi bastante atuante como esportista e do movimento do cursilho de cristandade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Netto faleceu em janeiro de 2010 vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).